Trabalho 1º Bimestre,
1º Anos C e D.
Entrega e
apresentação:
1º C – 18/03/2014;
1º D – 20/03/2014.
Lusofonia
Angola;
Cabo Verde;
Guiné-Bissau;
Moçambique;
São Tomé e Príncipe.
Grupo
– de 5 até 8 integrantes.
Objetivo.
Cada um dos grupos (a
ser decidido em sala de aula acerca de qual país tratará) fará um estudo sobre
a História, Cultura, a Língua Portuguesa nesse país, Literatura e Artes.
O trabalho contará com parte escrita e seminário.
O trabalho trata-se
de uma pesquisa e não cópia. Os que fazem essa, estão indo contra o 21º
Mandamento de Carrasco e correm o risco de arderem no inferno.
Parte
escrita.
Miolo do trabalho:
Fontes: Times New
Roman ou Arial, tamanho, 12
Capa: as mesmas
fontes, no entanto, pode-se utilizar tamanhos acima do 12.
Na
seguinte ordem:
1.
Capa – modelo:
2.
Epígrafe:
Citar um trecho de
poema, uma máxima que venha ao encontro do que será tratado no trabalho, por
exemplo, sobre a Literatura Angolana, citar um trecho de poema de um escritor
deste país.
No exemplo a seguir,
início do poema ‘Tabacaria’, do português, Fernando Pessoa.
Epígrafe - Dicionário Houaiss, 2010
1 título ou frase que, colocada no início
de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para
resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote
2 fragmento de texto, citação curta, máxima
etc., colocada em frontispício de livro, no início de uma narrativa, um
capítulo, uma composição poética etc.
3.
Sumário:
4.
Introdução:
O trabalho começará a
ser enumerado a partir dessa seção como página 03. Não deverá fazer parte da
página de introdução nenhum outro tópico, ela deve estar isolada.
Na introdução, deverá
realizar uma apresentação do trabalho, isto é, do tema a ser tratado, como o
trabalho foi organizado, quais as pesquisas realizadas e o objetivo a que se
espera alcançar com tal.
5.
História do país
Um
breve estudo sobre a história do país objeto de estudo. A colonização e suas
lutas por independência, movimentos que fizeram parte dessas lutas, principais
nomes.
6.
A Língua Portuguesa no país
Mencionar que é a
Língua oficial do país. As outras Línguas utilizadas, como o Kimbundu em
Angola. Como vivem estas Línguas entre si. Lembrando-se que a Língua é um patrimônio cultural de um
povo e como é que a Língua Portuguesa é tratada, as influências de outras
Línguas e como ela reflete a colonização.
Ressaltar a cultura
oral.
7.
Cultura e Arte
Discorrer sobre as
atividades culturais, como dança e música e outras manifestações artísticas,
como a pintura. Como elas dialogam com a história do país e reforçam as
características de um povo.
Enriqueça seu
trabalho com imagens.
8.
Literatura
Como é marcada a Literatura
nesse país. As influências da oralidade. Literatura panfletária. Como que a
Literatura reflete a realidade de um povo.
Os principais
escritores.
9.
Análise de ?
O grupo elegerá um
poema ou conto de um escritor desse país e irá analisa-lo, como essa produção
reflete a cultura e história de um povo. De acordo como são realizadas as
análises em sala de aula.
10.
Conclusão
Nessa seção serão
explicitadas as conclusões, os resultados alcançados com o estudo, pesquisa,
qual foi o objetivo, o ensinamento, aprendizado retirado após o término do
trabalho
11.
Referência Bibliográfica
Citar as fontes de
pesquisas, como: sites, revistas, livros, enciclopédias...
Seminário:
Apresentação de todo
o trabalho escrito, como a análise. O grupo poderá utilizar slides, cartazes
para enriquecer a apresentação, critério que será analisado para nota. Como o áudio,
no caso da música.
Os que optarem por
slides deverão solicitar a reserva da sala de vídeo comigo com duas semanas de antecedência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário