19 de fevereiro de 2014

Lusofonia - Trabalho - 1º Anos C e D - 1º Bimestre, 2014.

Trabalho 1º Bimestre, 1º Anos C e D.
Entrega e apresentação:
1º C – 18/03/2014;
1º D – 20/03/2014.

Lusofonia          
Angola;
Cabo Verde;
Guiné-Bissau;
Moçambique;
São Tomé e Príncipe.

Grupo – de 5 até 8 integrantes.
Objetivo.
Cada um dos grupos (a ser decidido em sala de aula acerca de qual país tratará) fará um estudo sobre a História, Cultura, a Língua Portuguesa nesse país, Literatura e Artes.
O trabalho contará com parte escrita e seminário.
O trabalho trata-se de uma pesquisa e não cópia. Os que fazem essa, estão indo contra o 21º Mandamento de Carrasco e correm o risco de arderem no inferno.

Parte escrita.
Miolo do trabalho:
Fontes: Times New Roman ou Arial, tamanho, 12
Capa: as mesmas fontes, no entanto, pode-se utilizar tamanhos acima do 12.
Na seguinte ordem:
1. Capa – modelo:

2. Epígrafe:
Citar um trecho de poema, uma máxima que venha ao encontro do que será tratado no trabalho, por exemplo, sobre a Literatura Angolana, citar um trecho de poema de um escritor deste país.
No exemplo a seguir, início do poema ‘Tabacaria’, do português, Fernando Pessoa.



Epígrafe - Dicionário Houaiss, 2010
1       título ou frase que, colocada no início de um livro, um capítulo, um poema etc., serve de tema ao assunto ou para resumir o sentido ou situar a motivação da obra; mote
2       fragmento de texto, citação curta, máxima etc., colocada em frontispício de livro, no início de uma narrativa, um capítulo, uma composição poética etc.

3. Sumário:


4. Introdução:
O trabalho começará a ser enumerado a partir dessa seção como página 03. Não deverá fazer parte da página de introdução nenhum outro tópico, ela deve estar isolada.
Na introdução, deverá realizar uma apresentação do trabalho, isto é, do tema a ser tratado, como o trabalho foi organizado, quais as pesquisas realizadas e o objetivo a que se espera alcançar com tal.

5. História do país
Um breve estudo sobre a história do país objeto de estudo. A colonização e suas lutas por independência, movimentos que fizeram parte dessas lutas, principais nomes.

6. A Língua Portuguesa no país
Mencionar que é a Língua oficial do país. As outras Línguas utilizadas, como o Kimbundu em Angola. Como vivem estas Línguas entre si. Lembrando-se  que a Língua é um patrimônio cultural de um povo e como é que a Língua Portuguesa é tratada, as influências de outras Línguas e como ela reflete a colonização.
Ressaltar a cultura oral.

7. Cultura e Arte
Discorrer sobre as atividades culturais, como dança e música e outras manifestações artísticas, como a pintura. Como elas dialogam com a história do país e reforçam as características de um povo.
Enriqueça seu trabalho com imagens.

8. Literatura
Como é marcada a Literatura nesse país. As influências da oralidade. Literatura panfletária. Como que a Literatura reflete a realidade de um povo.
Os principais escritores.

9. Análise de ?
O grupo elegerá um poema ou conto de um escritor desse país e irá analisa-lo, como essa produção reflete a cultura e história de um povo. De acordo como são realizadas as análises em sala de aula.

10. Conclusão
Nessa seção serão explicitadas as conclusões, os resultados alcançados com o estudo, pesquisa, qual foi o objetivo, o ensinamento, aprendizado retirado após o término do trabalho

11. Referência Bibliográfica
Citar as fontes de pesquisas, como: sites, revistas, livros, enciclopédias...

Seminário:
Apresentação de todo o trabalho escrito, como a análise. O grupo poderá utilizar slides, cartazes para enriquecer a apresentação, critério que será analisado para nota. Como o áudio, no caso da música.

Os que optarem por slides deverão solicitar a reserva da sala de vídeo comigo com duas semanas de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário